A Ciência da Cultura

Isabel Ponce de Leão
Universidade Fernando Pessoa

Partindo da teoria da receção de Stuart Hall e pospondo a linearidade comunicativa, problematizar-se-á a imperiosa presença dos estudos culturais / cultura em cursos ligados a áreas de comunicação, psicologia, engenharia, economia e ciências da saúde lecionados na Universidade Fernando Pessoa; neles o pluralismo é preocupação fulcral posto que se tenha instalado uma dinâmica que valoriza espaços culturais que ficam na periferia dos Cultural Studies.

Isabel Ponce de Leão

Professora Catedrática da Universidade Fernando Pessoa no Porto, membro integrado do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL – U. Lisboa) e do InFast, vogal do C. de Administração da Cooperativa Árvore e vice-presidente do Centro de Estudos Regianos.

Como docente e investigadora tem colaborado com outras instituições de ensino superior, em Portugal, América Latina, sobretudo Brasil, e vários países Europeus. Faz parte do conselho editorial e / ou científico de várias revistas, jornais e outras publicações e integra comissões científicas de colóquios, congressos e outros eventos, que também promove, bem como júris de prémios literários aos níveis nacional e internacional. 

A sua atividade estende-se à comunidade civil cooperando com diversas Câmaras Municipais, particularmente com a do Porto, onde é Deputada Municipal e Presidente da Comissão de Toponímia.Áreas de investigação: Jornalismo Cultural, Ecocrítica, Literatura Contemporânea e Interartes. É autora de inúmeras publicações, particularmente nas duas últimas áreas referenciadas.