O Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Politécnico do Porto: Primeiro entre desiguais

Clara Sarmento
Instituto Politécnico do Porto
Centro de Estudos Interculturais

Formado em 2007, o CEI do ISCAP-P.PORTO engloba na sua designação e objetivos todo o panorama interdisciplinar gerado pela investigação que desenvolve, pelas oportunidades de intercâmbio que cria e pelas iniciativas científicas e editorais concretizadas pela sua equipa, no âmbito das principais linhas de investigação do Centro: teorias e práticas interculturais, comunicação intercultural, e business intercultural.

A equipa do CEI é formada por mais de 50 investigadores e docentes do ISCAP-P.PORTO e de outras instituições nacionais e estrangeiras, contando ainda com uma reputada Comissão de Aconselhamento Científico. O CEI acolhe e supervisiona masterclasses, conferências, colóquios, duas Pós-Graduações – em Recursos Culturais para Negócios e em Ciência, Empreendedorismo e Internacionalização – e dois Mestrados – em Intercultural Studies for Business (Duplo Diploma com a Université d’Artois e o ISIT-Paris) e em Tradução e Interpretação –, com o apoio de uma biblioteca especializada e várias bases de dados de acesso livre.

Desde a sua formação, o CEI tem participado em inúmeras conferências e publicações internacionais, em projetos de investigação financiados e já publicou cerca de duas dezenas de livros com distribuição global na vasta área dos Estudos Interculturais. Todos os anos, o CEI premeia dissertações de mestrado, concede bolsas e estágios para jovens investigadores e publica a E-REI: E-Revista de Estudos Interculturais (Scopus).

O CEI mantém colaboração formal com universidades por toda a Europa, Brasil, Macau, Moçambique, Rússia, Estados Unidos, Argélia, Sri Lanka e Índia, e também com a Unyleya, Associação Portuguesa de Empresárias, Alto Comissariado para as Migrações, Associação Luso-Turca e CIJE – Faculdade de Direito da Universidade do Porto. O CEI integra a RESMI (Rede de Educação Superior para a Mediação Intercultural), RIESDM (Rede das IES para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica), Rede Mundial das Universidades Magalhânicas e é membro fundador da ECREA Women’s Network e da RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais. O CEI é membro de duas COST actions e dos projectos ICCAGe (ReCLes), EnDent, Atlas das Paisagens Literárias, Google Arts&Culture, Augmented Assessment, ENDING e TheRoute, e lidera, entre outros, os projetos StreetArtCEI e Street Art Against Covid. O CEI tem protocolos de doutoramento específicos com as Universidades de Vigo, Santiago de Compostela e Salamanca.

No CEI, os estudos interculturais são sinónimo de movimento, comunicação, encontro entre culturas, e o nosso objectivo é discutir as suas consequências pragmáticas na academia e na sociedade. A viagem intercultural contemporânea é uma jornada global, uma circunavegação à velocidade das novas tecnologias, e este conceito de interculturalidade sustenta todas as partidas e regressos, toda a emissão e recepção de informação implícita na comunicação, na diversidade e no trânsito que o inter-cultural sugere. Propomo-nos por isso examinar as motivações, as características e as representações das interacções culturais no seu movimento constante, desprovidas de fronteiras espaciais e temporais, numa indefinição de limites tão arriscada quanto estimulante.

Clara Sarmento

Agregada em Estudos Culturais, Universidade de Aveiro. Doutorada em Cultura Portuguesa, Mestre em Estudos Anglo-Americanos e Licenciada em Estudos Portugueses-Ingleses, FLUP-U.PORTO. Visiting scholar, Departamento de Inglês, Brown University, USA. Docente, orientadora e arguente de mestrados e doutoramentos nas Universidades de Florença, Vigo, Porto, Aveiro, Aberta, UNOVA, Fernando Pessoa e Boumerdés-Argélia. Investigadora da Cátedra UNESCO ‘A Herança Cultural dos Oceanos’ e da COST action CA18126 “Writing Urban Places. New Narratives of the European City”. Professora coordenadora com Agregação, ISCAP-P.PORTO. Fundadora, diretora e investigadora do Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO. Diretora de pólo, investigadora e membro da comissão executiva, IELT-FCSH/UNOVA.

Fundadora e diretora do Mestrado Intercultural Studies for Business, ISCAP-P.PORTO. Dois mandatos como diretora do Mestrado em Tradução e Interpretação, ISCAP-P.PORTO. Membro do Conselho Consultivo, ISCAP-P.PORTO. Advisory boarder in Anthropology e Guest-Editor, Cambridge Scholars Publishing, UK. Prémios: ‘American Club of Lisbon Award for Academic Merit’; Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais, U.COIMBRA; bolseira PRODEP III (EC); ‘Meet our Authors Campaign’, ‘best-selling title on study of poetry’ e ‘book of the month-Social Sciences’, Cambridge Scholars Publishing; PAPRE (P.PORTO); presença assídua na comunicação social. Autora de livros, capítulos e artigos; conferencista; editora e avaliadora; gestora de projetos em: Cultura e Literatura Portuguesa e Anglo-Americana, Estudos Culturais e Interculturais, Estudos Feministas e de Género.