Marta Dionísio
Instituto Politécnico de Tomar
Esta comunicação apresenta alguns dos caminhos abertos que têm vindo a ser traçados na interdisciplinaridade do Politécnico de Tomar, especificamente no contexto da Unidade de I&D TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes. Em primeiro lugar, abordar-se-ão alguns desafios contemporâneos que a salvaguarda e valorização do património cultural e artístico enfrentam, nomeadamente no que diz respeito a questões da agência do conservador-restaurador, a questões críticas de construção de identidades através da prática patrimonial e ao emprego de aplicações tecnológicas na interpretação do passado.
Apresentar-se-ão, também, questões levantadas no contexto da produção artística, particularmente no que toca ao diálogo que o cinema documental estabelece com alguns desafios societais da contemporaneidade.
No âmbito da Comunicação Social torna-se cada vez mais premente compreender a cultura como prática central da sociedade, o resultado desta interação com outras práticas, assim como constatar os desafios que a diversidade e a diferença cultural e identitária colocam à modernidade.
Por último, far-se-á menção ao trabalho desenvolvido no domínio da Cátedra UNESCO de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território (HUM.CILM), mormente na sua articulação com formações de nível 7 em áreas de conhecimento como o património e as paisagens culturais.
Marta Dionísio
Professora Associada do Instituto Politécnico de Tomar e Coordenadora do Centro de Línguas. Possui 20 anos de experiência como professora de nível superior. Obteve seu Ph.D. em Estudos Americanos com a tese intitulada “Oprah Winfrey – a Arte de Comunicar” pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, em 2015, na área científica de Estudos de Literatura e Cultura; o seu Mestrado em Estudos Americanos intitulado Lucille Ball – an American Woman pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, em 2005; e licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão pela Universidade de Aveiro, em 1997. É também membro do Conselho de Administração do Techn&Art Research Centre – Technology, Restoration and Arts Enhancement Center e Investigadora Integrada desde 2018.