Os Estudos Culturais a partir das margens e periferias na era global – alguns contributos do interior sul de Portugal

Maria João Ramos
Instituto Politécnico de Beja

Desde a fundação do projeto transformador e democratizante dos Cultural Studies, na década de 1950 na Grã-Bretanha, até aos nossos dias, a cultura, não só em termos de conceitos e de práticas, mas particularmente enquanto campo de estudo, sofreu transformações profundas, caracterizadas pela expansão, pluralização, diversificação, especialização e pulverização em múltiplas subáreas e/ou áreas afins. Estes processos obscurecem por vezes a importância não só científica e académica como social e económica da reflexão e da análise, ou seja, da investigação e da produção, em torno das questões culturais – permanentemente dinâmicas e inexoravelmente conjunturais – e inscritas no domínio científico-académico específico dos estudos culturais.

Neste contexto, a presente comunicação tem como principal objetivo refletir sobre a relevância contínua e atual da investigação aplicada no âmbito dos estudos culturais, trazendo para a reflexão alguns projetos investigação desenvolvidos nas últimas décadas no interior sul de Portugal, nomeadamente no Instituto Politécnico de Beja.

Maria João Ramos

Docente do Instituto Politécnico de Beja desde 1997. É Coordenadora do Centro de Línguas e Culturas (CLC/IPBeja) desde 2016 e diretora da Escola Superior de Educação desde janeiro de 2022.

É doutorada em Estudos de Literatura e de Cultura (Especialidade de Cultura Inglesa) e Mestre em Estudos Anglísticos (Especialidade de Cultura Inglesa), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada Mason & Barry e a Construção da Mina de São Domingos – Indústria, Turismo, Globalização, refletiu sobre a conversão da Mina de São Domingos num sítio de turismo cultural/industrial. A sua investigação tem-se centrado em temáticas relacionadas com o turismo cultural e com práticas de musealização e/ou representação da história industrial e operária. Os seus interesses de investigação incluem também as indústrias culturais, a música popular e os estudos de memória. É autora e coautora, respetivamente, dos documentários Até Morrer! 25 anos de Censurados e João Honrado Por ele Próprio.