Os Estudos Culturais e Turismo: Por um Projeto Comum, Humanístico e Democrático

Ana Gonçalves
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)
Centro de Estudos Geográficos, Laboratório Associado TERRA, IGOT-ULisboa
CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo

Os estudos culturais apresentam uma relação simbiótica e incontornável com o turismo. As atividades turísticas promovem a convivência entre pessoas de contextos sociais e culturais diferenciados e o consumo da cultura do destino, nomeadamente através da visitação ao património cultural edificado, da interação com o património cultural intangível e do contacto com as práticas quotidianas das comunidades locais. 

Esta apresentação tem como principal objetivo proceder a uma reflexão sobre o modo como os estudos culturais têm sido integrados, operacionalizados e praticados nos planos de estudos dos cursos de licenciatura e de mestrado da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), bem como as estratégias de ensino-aprendizagem desenvolvidas naquele que é o contexto específico do ensino superior politécnico em Portugal, em particular nas áreas do turismo, hotelaria e restauração. 

Pretende-se ainda explorar estratégias futuras de implementação e de articulação dos estudos culturais com o turismo que visem a construção de um projeto de cultura que entenda a cultura como bem comum, centrado na recuperação e reinterpretação dos conceitos de comunidade e de liberdade na contemporaneidade, que se paute pela manutenção dos compromissos de ‘complexidade’, ‘contingência’, ‘contestação’, ‘mundaneidade’ e ‘envolvimento’ assumidos pelos estudos culturais enquanto projeto comum, humanístico e democrático.

Ana Gonçalves

Docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) desde 2004, onde leciona unidades curriculares nas áreas da cultura, dos estudos urbanos, do turismo e lazer e do inglês para fins específicos. É investigadora integrada no Centro de Estudos Geográficos, Laboratório Associado TERRA, da Universidade de Lisboa (CEG-IGOT-ULisboa), no grupo de investigação TERRiTUR – Turismo, Património e Território, desde 2013, e colaboradora no CITUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo, desde 2017. 

A sua formação académica foi desenvolvida na Universidade de Lisboa, sendo detentora de um Pós-Doutoramento em Geografia, na área da geografia cultural, de um Doutoramento com título Europeu em Estudos de Literatura e de Cultura, Especialização em Estudos Ingleses (em parceria com a University of South Wales), de um Mestrado em Estudos Anglísticos, Especialização em Cultura Inglesa, e de uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Franceses e Ingleses. 

Apresentou até à data mais de 70 comunicações em conferências nacionais e internacionais e é autora de mais de 30 publicações, das quais se destaca o livro Reinventing a Small, Worldly City: The Cultural and Social Transformation of Cardiff, publicado em 2017 pela Routledge. Os seus interesses de investigação incluem os estudos culturais urbanos, a geografia cultural, o turismo, os bens comuns, a intergeracionalidade, a sustentabilidade, as línguas para fins específicos e as metodologias de ensino-aprendizagem ativas.