Rui Alexandre Grácio
Universidade de Aveiro
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
Embora a articulação entre Estudos Culturais e Retórica seja algo que parece não atrair muito a atenção dos investigadores, o facto é que ambos têm muito em comum e, para dar amplidão a essa similitude, pense-se na proposta de Moisés de Lemos Martins (2015) quando apelida os Estudos Culturais como «novas humanidades» e a sugestão de Chaïm Perelman (1979) ao referir a nova retórica como uma metodologia transversal às humanidades e algo que as coloca numa nova perspetiva.
Após a caracterização, em traços gerais, do modo de funcionamento dos Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, abordaremos o espaço de confluências e de afinidades entre Estudos Culturais e Retórica, valorizando as potencialidade heurísticas, para ambas as áreas, do conceito de «ressonância».
Rui Alexandre Grácio
Doutor em Ciências da Comunicação (2011), Mestre em Filosofia Contemporânea (1993) e licenciado em Filosofia (1987). É professor profissionalizado e formador especialista desde 1997, reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.
É docente na área de Estudos Culturais do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro onde integra a unidade de investigação Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC). É também investigador do grupo de pesquisa GPARA – Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas, da Universidade Federal de Sergipe e colaborador estrangeiro do grupo de pesquisa Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso – ELAD, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil. Publicou um extenso conjunto de obras com particular incidência nas áreas da Retórica e das Teorias da Argumentação.