Os Estudos Culturais no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho

Moisés de Lemos Martins
Universidade do Minho
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

O projeto dos Estudos Culturais no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UMinho) conta, em termos de projetos de ensino, com cerca de uma dúzia e meia de anos. Iniciou-se com a criação de um mestrado em Sociologia da Cultura e dos Estilos de Vida, entretanto transformado num mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, associando dois departamentos, o de Sociologia e o de Ciências da Comunicação. Mais tarde, há cerca de uma dúzia de anos, em parceria com a Universidade de Aveiro, e mais tarde com a Escola de Letras Artes e Ciências Humanas da UMinho, desenvolveu-se o doutoramento em Estudos Culturais, hoje profundamente difundido e conhecido internacionalmente. Este doutoramento tem contribuído para a formação interdisciplinar de inúmeros investigadores, oriundos de várias partes do mundo (China, Japão, Brasil, Moçambique, Angola…). Mas o CECS tem apoiado a criação, o desenvolvimento e a disseminação de outras ofertas formativas que têm a cultura científica, artística e mediática, como eixo fundamental de investigação e intervenção. São exemplo disso os cursos de Mestrado em Media Arts, e também em Comunicação da Ciência. O CECS conta, ainda, com uma linha temática de investigação em Estudos Culturais, que integra mais de oitenta investigadores, entre doutorados e doutorandos. Esta linha temática desenvolve, de momento, um conjunto de plataformas de transferência de conhecimento, entre as quais, o Museu Virtual da Lusofonia, a Passeio (que é uma plataforma de arte e cultura urbanas), e dois Observatórios: o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura; e o Observatório de Média, Informação e Literacia.  

Nesta comunicação, iremos mapear o desenvolvimento da área de Estudos Culturais no CECS (UMinho), assinalando a interdisciplinaridade deste campo científico e dos seus investigadores, as suas orientações epistemológicas, bem como as estratégias usadas na dinamização e internacionalização da investigação e das iniciativas culturais e científicas organizadas neste contexto.

Moisés de Lemos Martins

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Dirige o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), que fundou em 2001.

É Diretor da Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC). Doutorado pela Universidade de Estrasburgo em Ciências Sociais (na especialidade de Sociologia), em 1984, tem publicado, no âmbito da Sociologia da Cultura, Semiótica Social, Sociologia da Comunicação, Semiótica Visual, Política Científica, Comunicação Intercultural, Estudos Lusófonos. Dirigiu durante dez anos o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi o primeiro Diretor do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, da Universidade do Minho; co-Diretor do Programa Doutoral em Estudos Culturais, num consórcio Universidade do Minho e Universidade de Aveiro; Diretor do Programa de Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”. Presidiu à Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; à Lusocom – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação; e à Confibercom – Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Académicas de Comunicação.

Destacam-se as seguintes obras: Crise no Castelo da Cultura. Das Estrelas para os Ecrãs (2017, 2011); A Linguagem, a Verdade e o Poder. Ensaio de Semiótica Social (2017, 2002); Para uma Inversa Navegação. O Discurso da Identidade (1996); A Internacionalização das Comunidades Lusófonas e Ibero-Americanas de Ciências Sociais e Humanas. O caso das Ciências da Comunicação (2017); Lusofonia e Interculturalidade – Promessa e Travessia (2015); Do Post ao Postal (com Maria da Luz Correia, 2014); Políticas da língua, da comunicação e da cultura no espaço lusófono (com Isabel Macedo, 2019); Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública: o século XXI em debate (Discourses on migrants, refugees and minorities in the public sphere: the 21st century under debate), com Maria Aldina Marques e Rui Ramos (2020); Museus, coleções e exposições, coloniais, anticoloniais e pós-coloniais (Colonial, anticolonial and post-colonial museums, collections and exhibitions), com João Sarmento e Alda Costa (2020); Imagem e Pensamento (com José Bragança de Miranda, Madalena Oliveira e Jacinto Godinho, 2017, 2011); Portugal Ilustrado em Postais (com Madalena Oliveira, 2011); L’Imaginaire des Médias (com Michel Maffesoli, 2011).